fbpx

Quando um recrutador utiliza uma ferramenta de busca de currículo geralmente faz os filtros utilizando cargos, objetivo profissional, conhecimentos específicos etc. Então, por aí você já imagina que é preciso tomar alguns cuidados para que ele possa encontrar o seu currículo.

É preciso que o conteúdo esteja bem estruturado, com informações colocadas de forma objetiva e utilizando palavras-chave ou termos que identifiquem seu perfil, suas competências e seus conhecimentos específicos.

Para fazer isso da melhor forma, pedimos dicas de SEO (Search Optimization Engine)  – técnica que ajuda a melhorar o posicionamento de um conteúdo nos resultados de busca do Google, por exemplo – a Victor Magalhães, especialista de SEO

“Quando falamos de SEO, queremos adequar nosso conteúdo à necessidade de busca do usuário. Por isso, um profissional que utiliza essas técnicas para construir o currículo pode, sim, ganhar muito mais visibilidade nos resultados da busca feita pelo recrutador”, conta.

4 dicas de SEO para o recrutador encontrar seu currículo

Nome

“A primeira palavra-chave que o profissional tem que otimizar é o próprio nome. Assim ele garante que um recrutador que esteja procurando por ele encontre resultados positivos. Tenha todos os seus perfis com os mesmos termos que definem os conhecimentos e objetivos”, diz Magalhães.

Portanto, é importante que todos os seus perfis estejam conectados, com os mesmos termos. “Isso demonstra clareza e uniformidade nas informações.”

Objetivo profissional

A segunda dica é definir muito bem a sua função e o seu objetivo profissional. “É preciso escrever ‘Recursos Humanos’ ou ‘Marketing’, por exemplo, com todas as letras”, alerta.

Mercado

Magalhães também recomenda escolher palavras-chave de acordo com o enfoque que o profissional tem no mercado de trabalho. “Por exemplo, um profissional de TI, um desenvolvedor, pode usar termos que definam seus conhecimentos, como linguagens de programação e banco de dados. E termos que o definam como profissional, relacionados às suas habilidades e atitudes.”

Por outro lado, um analista financeiro pode utilizar outros termos que demonstrem conhecimentos em rotinas financeiras. “Alguns termos podem se igualar, como os que definem habilidades e atitudes, do tipo proativo, comunicativo, visão estratégica e também nomes de ferramentas que muitas pessoas conhecem, como Excel, Word etc”, explica.

Habilidades

Também é muito importante garantir que o currículo contenha os termos que são mais buscados pelos recrutadores – e que têm a ver com você, claro. “Para saber quais são esses termos, uma boa dica é checar a lista de competências e habilidades mais utilizadas nas mídias sociais e anúncios de vagas”, diz ele.

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego.

X